BRASÃO DE ITABORAÍ  
Retorno  
   

Justificativa do Brasão

 "O escudo de forma , que melhor indica a origem de nosso povo e por isso mesmo em inúmeros brasões de cidades e Estados do Brasil, presta-se para recomendar os primordios de nossa colonização: a cor azul, que é a cor emble-mática do "zelo", caridade e lealdade.

Traduz virdudes que Itaboraí sempre testemenhou, no Império e na República; derivando-se o topônio de Itaboraí, da língua tupi, que significa: "Ita-pedra, boraí-bonita", e baseando em pronunciamento de historiadores e indianistas sobre a concepção do topônimo, julgamos conve-niente representá-lo pela pedra, recordamo-nos assim do qualificativo dado à região pelos indígenas: "Terra de Pedra Bonita"; a água - figura nobre, não rara em brasões de Portugal e do Brasil, representa a realeza, razão pela qual foi adotada como símbolo principal entre vários povos, e símbolo importante nas Armas de nosso Estado, vem aqui traduzir a condição de Itaboraí como membro de destaque e de suporte da Comunidade fluminense; flecha recorda os primitivos donos e habitantes de nossa terra; tendo Itaboraí também se chamado de São João de Itaboraí, sob a proteção de São João Batista, temo-lo aqui simbolizado pela espada, um instrumento de suplicio; o contrachefe de vermelho significa de modo genérico, que todos os brasileiros devem seu sangue a Pátria e particularmente, os primeiros itaboraienses que se sacrificaram em defesa de terra objetivando dias melhores para seus filhos e os que lutam pelo engrandecimento da região.

A bordadura de prata com as seis estrelas identificam a municipalidade em seis distritos coesos. A haste de cana o os galhos mostram riquezas agrícolas, e os potes de cerâmicas, a principal atividade industrial, ou seja, a dos artefatos de cerâmicas".

 

 

Pedimos sua atenção:
 

Novo sistema de governo (inventado) para o Brasil é (Apolítico), ou seja, sem políticos, troque a irresponsabilidade pela responsabilidade, de o seu apoio no site: http://www.sfbbrasil.org

 

 

 

 

Opine pela inteligência  ( "PLANTE UMA ÁRVORE NATIVA")

 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal em seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

 

Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. (Politica de Privacidade). Revisado em: 28 janeiro, 2014. Melhor visualizado em 1280x800 pixel