Pesquisar  Meio Ambiente Ciência Duvidas Home

  

Desaparecidos

Emprego

Endereços Úteis

Bate Papo Noticias Fale Conosco

Historia de Pejuçara RS

 

Pejuçara está situada no Planalto Médio, na região Noroeste Colonial de Ijuí, a uma distância de 395 quilômetros da capital do Estado, Porto Alegre. Possui 444 quilômetros quadrados e uma população aproximada de 5 mil habitantes. No dia 15 de maio deste ano, completa 36 anos de emancipação político-administrativa.

O Município é formado, basicamente, por descendentes de imigrantes italianos, sendo que, no ano de 1999, especificamente no mês de maio, foi comemorado o " Centenário da Imigração Italiana ". As 1899, chegaram as primeiras famílias de italianos, vindos em sua grande maioria, das "Colônias Velhas" situadas no Vale do Jacui e Serra Gaúcha. As características principais dos pejuçarenses são a dedicação ao trabalho, a religiosidade e a hospitalidade. As tradições do convívio familiar ainda são cultivadas.

A agricultura é a principal base econômica de Pejuçara. O primeiro ciclo econômico começou em 1920, com o cultivo em larga escala de alfafa, com vista a suprir a demanda das "baias" do Exército e de estanceiros. Na década de 30, o cultivo de cana-de-açúcar e a fabricação artesanal da "cachaça"produziram a riqueza colonial. Em 30 anos esta atividade prosperou de tal forma que Pejuçara chegou a possuir em torno de 70 alambiques.

Mais tarde, surge o trigo, cultura que encaminhou o município aos projetos industriais, como por exemplo, moinhos que produzem farinha até os dias atuais. Finalmente, aparece a soja, dando um grande impulso econômico e tecnológico ao Município, firmando-se como a principal cultura, responsável pela maior parte da arrecadação. Com vistas á diversificação, está se desenvolvendo um programa de incentivo ás agroindústrias, buscando-se fortalecer os pequenos produtores rurais, gerar empregos e aumentar a arrecadação municipal.

Pejuçara valoriza suas tradições, e as transporta para seus eventos e pontos turísticos. Dentre os eventos destacam-se a Expo-Feira, realizada a cada dois anos, onde a comunidade tem a oportunidade de expor à região e ao Estado suas potencialidades; a Festa da Uva, realizada anualmente no mês de janeiro, atraindo visitantes de toda a região que buscam degustar a fruta da videira e seus derivados; e alguns festivais que realçam os atrativos pratos da gastronomia típica italiana.

Em relação aos pontos turísticos, destacamos o Parque Municipal de Exposições, que conta com ampla infra-estrutura; a Igreja Matriz São José, símbolo maior da religiosidade do povo; e vários outros lugares que encantam pela Antigüidade ou pela beleza paisagística natural.