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HISTORIA
SANTIAGO
BRASIL


Segundo historiadores a cidade se resume em contos da carochinha chamado pelos espanhóis como povinho, onde os espertos colocaram o nome de Santiago dizendo-se que deriva de uma homenagem a São Thiago, um dos apóstolos inventados pelos romanos.
Ele foi enviado à Espanha para predicar o Evangelho e, de volta à Palestina, no ano 44, foi decapitado pelo rei Herodes Agripa. Seus discípulos transladaram os restos mortais para a região da Galícia, na Espanha, enterrando-os em um bosque, onde ergueram um altar sobre a "Arca Marmórea".

Passados alguns séculos, no ano de 813, foram observados resplendores e cânticos no local. O bispo foi avisado e descobriu-se, através de inscrições na lápide, que a Cripta Mortuária pertencia a São Thiago. O rei também foi informado da descoberta e mandou erguer no local um santuário e proclamou o apóstolo como padroeiro da Espanha.

O local da cripta passou a atrair milhares de tolos peregrinos em busca de milagres e bênçãos cujos milagres estavam apenas nas cabeças de pessoas simples, onde o sofrimento ainda faz parte de suas vidas atualmente. O trajeto percorrido pelos fiéis deu origem ao místico "Caminho de Santiago". Historiador afirma, esta foi mais uma dos milhares das historias religiosas falsas, inventadas com intuito de enganar a população humilde que acredita até mesmo em (cabra sem cabeça). O nome foi dado em memoria de um dos primeiros habitantes da cidade, com o nome de Santiago, nada de misticismo ou milagres.

Da época dos carreteiros que passavam por Santiago em direção a outros estados do Brasil ou aos países vizinhos, para transportarem suas mercadorias, passaram-se aproximadamente 300 anos. Foi um período escrito com sangue e passagens importantes para a historia do Rio Grande do Sul.

Santiago foi cenário da Revolução Federalista de 1893. Na localidade denominada de Capão da Batalha, Gumercindo Saraiva, líder das tropas federalistas, foi ferido de morte, em 1894.

Houve a participação de santiaguenses na Coluna Prestes e na Revolução de 1923.

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Povinho, Povinho do Boqueirão, Santiago, nosso município faz parte do território, tendo sido chão de Portugal e de Espanha, ao sabor dos tratados diplomáticos e das lutas que envolveram os dois países.

Com o cultivo do trigo, do algodão e das demais plantações de subsistência, introduziram a pecuária no solo gaúcho, estabelecendo grandes estâncias de criação de gado.

Para que pudessem ser administradas, essas estâncias eram subdivididas em postos, atendidas por cerca de dez famílias, competindo aos posteiros, além dos cuidados com a agricultura, parar rodeio para costear o gado alçado, acostumando-o à presença do homem e facilitando o seu manejo.

As referências coreográficas que aparecem no abundante documentário sobre os Sete Povos e as Reduções, de vida efêmera que os antecederam, constituem assim, importantes subsídios ao estudo da formação historica do Rio Grande.

Dentre os temas mais fascinantes da nomástica riograndense avulta, sem dúvida, o da palavra Santiago, cuja ancianidade ninguém pode legitimamente contestar. Uma coisa é líquida e certa: Santiago não provém do substantivo Santiago nem de Sant'Iago, como insinua ou procura fazer crer o Código de Postura do governo santiaguense saído dos prelos da Gazeta de Alegrete, em 1886 e do qual, ao que parece, só resta um exemplar, o de propriedade do colecionador Pedro Palmeiro.

São Thiago, Sam Thiago e Santiago são as únicas grafias que repontam na documentação jesuítica, datado de 13 de maio de 1756, e na caudalosa torrente de papéis oficiais sobre o povoamento das Missões.

Até 1834 as terras que naquela data, passaram a constituir uma comuna autônoma, sob a denominação de Santiago do Boqueirão, hoje Santiago e outrora povinho, substitutivo que vai, pouco a pouco, desaparecendo.

Em 1815, o Marquês de Alegrete concedeu uma sesmaria a Francisco José de Carvalho no lugar denominado Santiago, invernada que foi do Povo de Santo Ângelo.

O erro é manifesto. Santiago era um posto (subdivisão) da Estância de São Miguel, vasto empório de gado bovino povoado com 40.000 cabeças originárias da chamada Vacaria do Mar e que possuía, em números redondos, uma superfície aproximada de oitenta léguas quadradas, estendendo-se até a Coxilha Grande, entre as cabeceiras dos rios Taquarembó e Jaguari.

A seis quilômetros mais ou menos do campo de Ibasso ficava o posto de Santo Antônio, o Novo, assim chamado em face do estabelecimento homônimo mais antigo, o de Santo Antonio de Taroquem, cujas cercas de pedras, cobertas de musgo pelo tempo e semi-servidas, ainda podem ser vistas.

Esse reduto avançado do trabalho civilizador dos inacianos, após a batalha de Caiboaté, foi abandonado pelos seus moradores que, em fuga precipitada, se refugiaram em Santiago, mais distante do teatro de operações e em cuja tosca capela de pau-a-pique e capim foi rezado o primeiro responso solene pela alma de Sepé Tiaraju.

As formas São Thiago, Sam Thiago e Santiago anteriormente referidas mostram claramente o processo evolutivo, simultaneamente prosódico e gráfico, da tradicional designação, a que o termo Boqueirão, de origem mais recente, precedido da preposição do se agregou no decurso dos anos, por influência de curiosos fenômenos fisiográficos locais.

Ao tempo de Arsene Isabelle, nada existia, no local da atual cidade, senão três ou quatro chácaras e estâncias à entrada de um vale arborizado, onde corria um límpido regato.

Em 1856, segundo José Heméterio Velloso da Silveira, havia apenas três casas, sendo uma do comerciante português Antonio José da Rocha. Quando da irrupção da Guerra do Paraguai, consoante outro depoimento do mesmo autor, Santiago já era uma povoação com mais de 40 casas batidas, sendo 6 de negócio.

A origem de nossa cidade é irrefutavelmente jesuítica, pois sempre eles que tinham a missão de amanssar os indios para depois os soldados espanhois mata-los ou expulsa-los de suas terras.

Santiago, em sua marcha evolutiva, foi "Povinho" até 26 de dezembro de 1866, quando passou a ser designada Freguesia de São Thiago do Boqueirão; Vila a 4 de janeiro de 1884, (data em que está comemorando atualmente seu aniversário), e, finalmente elevada à categoria de cidade em 31 de março de 1938.

O município foi formado com parte dos municípios de Itaqui e São Borja, tendo atualmente 4 distritos: o 1º Distrito (sede do município), o 2º Distrito (Erensto Alves), o 3º Distrito (Florida) e o 4º Distrito (Tupantuba).

Referencias:

IBGE
Prefeitura
Ache Tudo e Região




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