Pesquisar  Meio Ambiente Ciência Duvidas Home

  

Desaparecidos

Emprego

Endereços Úteis

Bate Papo Noticias Fale Conosco

Cultura de São Caetano do Sul SP

 

Edição de livros e revista de cunho histórico, uma Orquestra Filarmônica Municipal, uma Orquestra de Cordas, grupos de canto coral, teatro e dança, cursos, palestras, workshops, conjuntos musicais, exposições fotográficas e de artes plásticas sintetizam a vida cultural de São Caetano do Sul.

A cidade dedica grande espaço à área cultural. Duas fundações municipais – a Fundação das Artes e a Fundação Pró-Memória – e a Assessoria de Cultura, vinculada à Diretoria de Educação e Cultura, respondem pelas múltiplas atividades levadas ao público, sempre partindo da idéia de que a cultura melhora o ser humano, ajuda-o a encontrar sua própria identidade interior e torna-o mais consciente do mundo que o cerca.

Espetáculo Via Crucis, apresentado, anualmente, no município

 

Apresentações musicais, cursos, palestras e workshops para aprimoramento dos artistas, descoberta de novos talentos, exposições de pintura, artistas trabalhando em plena via pública e explicando suas técnicas de trabalho, exibição de grupos de dança integram o cardápio alimentado pela Assessoria de Cultura da cidade. Isso também inclui a Oficina de Teatro e cursos de artes plásticas para a terceira idade. A Oficina de Teatro dura oito meses e os participantes têm a oportunidade de aprender expressão corporal e vocal, improvisação e interpretação. Pintura em tela e artesanato são outras atividades organizadas para os 15 mil associados dos dois Centros Sociais e Recreativos da Terceira Idade.

Com o objetivo de incentivar a população a assistir, com mais freqüência, filmes brasileiros e contribuir para a formação de novas platéias para a produção nacional, a Assessoria de Cultura está apoiando o Cinema BR em Movimento. O projeto, patrocinado pela BR Distribuidora Petrobrás, não está restrito à apresentação de filmes: a idéia é utilizar as películas como potencializadoras de debates sobre temas nacionais.

Asilos, creches, escolas e centros comunitários estão sendo beneficiados com o projeto de vídeo itinerante, que apresenta filmes em telão. Acervo de filmes – clássicos, antigos e filmes nacionais – já está organizado. Concurso literário deverá abrir espaço para trabalhos de alunos de escolas infantis, cursos de ensino fundamental e médio e estudantes do Proalfa – alfabetização alfabetização de adultos. Festival de música para estudantes da cidade também está nos planos da Assessoria de Cultura.

A Corporação Musical de São Caetano do Sul, existente há mais de 30 anos, mantém apresentações regulares durante o ano todo; nas escolas infantis é responsável por um projeto de musicalização com as crianças que acabam realizando, assim, seu primeiro contato com os instrumentos e sons.

O projeto intitulado Domingo no Parque tem conseguido reunir a juventude de São Caetano, com a apresentação semanal de bandas – conhecidas ou novas. A programação do ano corrente prevê mais de 200 espetáculos públicos e atende à solicitação de entidades assistenciais, escolas, asilos, com shows realizados pelos dez músicos do elenco, sem ônus para os solicitantes.

Arte na Rua é o nome de outra atividade desenvolvida pela Assessoria de Cultura: consta da apresentação de tecladistas, bandas e diversos conjuntos musicais que vêm realizando eventos nos mais diversos pontos do município.

A cidade tem seis teatros, com 2.450 cadeiras. O Teatro Paulo Machado de Carvalho dispõe de 1.122 lugares; o Teatro Santos Dumont, de 388, e o Teatro Timochenco Wehbi, de 140 poltronas. O auditório do IMES comporta 350 espectadores. Esses são os palcos dos espetáculos teatrais e musicais promovidos em São Caetano do Sul.

A Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul, formada por professores da Fundação das Artes, atua com 65 músicos; possui repertórios erudito e popular, e faz apresentações semanais ou bissemanais na cidade ou na região metropolitana de São Paulo. As apresentações da Filarmônica sempre são gratuitas. A Fundarte promove, além da formação artística, atividades culturais que a colocam entre as principais entidades do Brasil nesse setor.

Preservação, manutenção, instalação e divulgação do patrimônio cultural da cidade são as tarefas básicas da Fundação Pró-Memória, instituição municipal fundada há dez anos e que, hoje, está integrada à rede formada pela União Européia com o objetivo de fixar parcerias entre cidades européias e latino-americanas. A instituição vem desenvolvendo diversos projetos.


Projeto Arte na Rua

 


Projeto Arte na Rua

 


Orquestra Filarmônica da Fundação das Artes

 


Orquestra Filarmônica da Fundação das Artes

 


Orquestra Filarmônica da Fundação das Artes

 


Cenas do Grupo de Teatro da Fundação das Artes

 


Cenas do Grupo de Teatro da Fundação das Artes

 


Cenas do Grupo de Teatro da Fundação das Artes

 


Espetáculo Via Crucis, apresentado, anualmente, no município

 

ft_cult_10.jpg (30693 bytes)
Espetáculo Via Crucis, apresentado, anualmente, no município

 

Topo

Cidade São CAetano do Sul SP