Pesquisar  Meio Ambiente Ciência Duvidas Home

  

Desaparecidos

Emprego

Endereços Úteis

Bate Papo Noticias Fale Conosco

 

Localização e Dados Gerais Jalapão

 

 

 

Municípios deste destino
Lagoa do Tocantins, Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins, Santa Tereza do Tocantins, São Félix do Jalapão

Como chegar
Para quem vem de São Paulo o melhor caminho é seguir pela SP-310 até São José do Rio Preto. Depois siga pela BR-153 até Goiânia. De lá pegue a BR-060 até Anápolis e de novo a BR-153 para chegar a Palmas. De Palmas, siga pela TO-050 em direção a Porto Nacional. Rode mais 132 km pela TO-255 até Ponte Alta do Tocantins. A partir de Ponte Alta as estradas são de terra e bastante precárias. Quem sai do Rio de Janeiro deve seguir pela BR-040 até Brasília. Depois pegue a BR-070 até a BR-153 e siga para Palmas. A partir desse trecho o caminho é o mesmo de quem vem de São Paulo. Para quem quiser ir de avião até Palmas a companhia aérea que opera é a TAM.


Distâncias das capitais
- São Paulo (SP): 2229 km
- Rio de Janeiro (RJ): 2380 km
- Belo Horizonte (MG): 1663 km
- Brasília (DF): 820 km
- Salvador (BA): 1727 km
- Porto Alegre (RS): 2747 km


Aeroporto mais próximo
Palmas

 

Clima
Existem dois períodos bem definidos no Jalapão: o chuvoso (outubro a abril) e seco (maio a setembro). A melhor época é a da seca, pois as estradas ficam em melhores condições e as águas do Rio Novo ficam mais baixas, facilitando a prática do rafting. A temperatura média da região é de 30ºC.

Vegetação
A qualidade do solo do Jalapão é bastante baixa, o que acaba por ajudar o local a se preservar. Grande parte da região é cercada pela campina e pelo cerrado ralo. É possível encontrar alguns trechos de mata junto aos rios.

Relevo
Acredita-se que há 350 milhões de anos o Jalapão foi o fundo de um oceano. Esta crença é devido à forma de relevo existente e a presença de dunas e muita areia no meio do Brasil. O relevo do Jalapão lembra a paisagem de grandes desertos. Formado por chapadas e canyons de origem sedimentar, essa é uma das mais exóticas paisagens brasileiras, além de ser diversificada com teias de rios , riachos e ribeirões, cachoeiras, lagoas, dunas de areia, serras e chapadões.

 

Topo