Home / Pesquisar / Úteis / Ambiente / Astronomia / Recicle / Cidades / Árvores / Dinos / Anuncie / Noticias / Fale

  BRASIL 


Pantanal é principal indício de que Brasil está secando; área perdeu 74% da água

“O Brasil está secando.” A frase é do coordenador do MapBiomas, Tasso Azevedo, após a divulgação de dados alarmantes sobre a situação ambiental no Brasil. Segundo o relatório MapBiomas Água, o país perdeu quase 16% de sua superfície de água nos últimos 20 anos, algo em torno dos 3,1 milhões de hectares. O problema é refletido em todos os biomas nacionais, mas o que acontece no Pantanal é o mais assustador. No total, a região perdeu 74% da superfície de água.



– Pantanal deve sofrer com incêndio mais intenso do que pior destruição do século.

O pantanal em chamas em foto tirada em setembro de 2020.


O mapeamento foi feito usando imagens de satélite e com a ajuda de inteligência artificial. De acordo com Tasso, os cientistas ficaram tão incrédulos com os números apresentados que refizeram cálculos e análises para ter certeza do que o percentual mostrava.

A situação do pantanal é a mais grave entre os seis biomas. Ele perdeu cerca de 68% do total de hectares. A caatinga perdeu 15%, a Amazônia, 13%, a Mata Atlântica, 4,6% e o pampa, 0,4%. Segundo especialistas, a seca se agravou de forma mais intensificada nos últimos dez anos.

Com menos água no pantanal, as chances de incêndios aumentam. Isso porque com menos regiões alagadas, a vegetação e a matéria orgânica vão ficando cada vez mais secas, o que colabora para o alastramento do fogo.



– Indonésia reduz desmatamento em 75%, mas preocupação permanece; ‘Não deixem a gente ficar como o Brasil’.

Em entrevista à “Folha”, Tasso Azevedo afirmou que a situação no pantanal é diretamente afetada pelas mudanças climáticas e pelo desmatamento da Amazônia. “Antes a gente tinha muito receio de falar isso, mas eu não tenho mais dúvida.

O desmatamento na Amazônia está reduzindo a quantidade de água na própria Amazônia e no Centro-Sul”, garante.

O mapeamento feito pelo MapBiomas analisou a dinâmica da água superficial e de corpos hídricos no território nacional. Foram mais de 150 mil imagens geradas por satélites Landsat. As áreas cobertas por água foram observadas em cada pixel de 30m x 30m dos mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados do Brasil.

– Animais em extinção: incêndios no pantanal colocam onça-pintada em risco

“Estamos em uma trajetória em que não há nenhum elemento para voltarmos ao que era antes. As condições estão dadas para perdermos mais água. É possível que estejamos criando as condições para acabar com o recurso”, alerta o coordenador da MapBiomas.

(MSN)




Não estamos sozinhos
, é vital dividirmos espaço com outras criaturas ou seremos também eliminados do planeta. Proteger as árvores, os animais, rios e mares são dever cívico de cada cidadão. Seremos todos responsabilizados, pelo mal que estamos fazendo a natureza.

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.



Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 12 dezembro, 2023.