Pesquisar

Meio Ambiente

Endereços úteis

Anuncie

Bate Papo

HOME

Lixo Recicle Classificados Astronomia Desaparecidos Noticias Fale Conosco

Serviço

O que é Astronomia
Plutão
Mercúrio
Vênus
Terra
Lua
Marte
Ceres
Júpiter
Saturno
Urano
Netuno
Caronte
Xena
Cometas
Galáxia
O Sol
Asteróide

Gerais

Sistema Solar
Formação do Sistema Solar
Novo Sistema encontrado
Galeria de Fotos
Isaac Newton
Galileu Galilei
Nicolau_Copérnico
Edmund Halley
Teorias de Isaac Newton
Cinturão_Kuiper
Meio Interestelar
Teoria Sobre Estrelas
Eclipses do Sol e da Lua
Hambúrguer de Estrela
Nascimento Super Nova
Colisão de Galáxias
Extraterrestre

Novidades da Ciência

Noticias de ciências
Diâmetros e massa
As 50 estrelas mais brilhantes
Buraco Negro
Leônidas
Quaosar
Quasar
Radiação Solar
Astronomia na Antiguidade
Chuvas de Meteoros
Curiosidades da Terra
Ozônio
Radiação
Forças gravitacionais
Sites de Astronomia
Fotos recentes
 
 

XENA-Planeta anão

 

 

Um grupo de astrônomos conseguiu avistar o que poderia ser o décimo planeta do Sistema Solar, um objeto celeste denominado 2003 UB313 que já era conhecido pelos cientistas, mas que nunca tinha sido captado visualmente. As observações deste objeto foram realizadas, entre outros, por membros das Sociedades Astronômicas de St. Louis e de Rockland com o Telescópio Otto Struve do Observatório McDonald na Universidade do Texas, em Austin, informa a Sociedade Astronômica Americana.

 

O grau de luminosidade deste objeto celeste, apelidado de "Xena", está justamente no limite do visível pelo olho humano, ajudado pelo Telescópio Struve, segundo os analistas. Com muita paciência, ao apontar para as coordenada adequadas e o momento exato, o astrônomo Keith Murdock da Sociedade Astronômica de St. Louis foi o primeiro a observar, por telescópio, o objeto celeste, em 9 de outubro de 2005.

A observação foi confirmada segundos depois por Louis Berman, do mesmo grupo de astrônomos, e em seguida por outros analistas, dentro de um rigoroso protocolo de confirmação e verificação dos dados, antes de divulgar a novidade.

De "Xena", descoberto há um ano no Sistema Solar e causador de uma controvérsia sobre se deveria ser denominado planeta, devido a seu tamanho e localização, já se sabia que suas dimensões superavam as de Plutão em cerca de 25%.

Esse tamanho foi confirmado por um grupo de pesquisadores da Universidade de Bonn e do Instituto Max Planck de Radioastronomia (MPIfR, na sigla em inglês), dirigidos por Frank Bertoldi, que mediram a temperatura emitida pelo objeto.

As últimas medições revelaram que o 2003 UB313 teria quase 3 mil quilômetros de diâmetro, ou seja, 700 quilômetros a mais que Plutão, e que se trata um dos corpos gelados do chamado cinturão de Kuiper, um enorme faixa de corpos celestes que se estende além de Netuno.


 

 

Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região

 

 
 

 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 28 outubro, 2013. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Privacidade e Segurança)