-
Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Árvores Dinossauros Anuncie Noticias Fale
  HISTORIA DE BRUMADO  
Ouças boas musicas
   


Fidalgo português descobre Brumado.

Foi um fidalgo português, Francisco de Souza Meira, Capitão de ordenanças, dotado de um espírito de aventura e ambição que transformou-se em "Bandeirante", em meados do século XVIII, e partiu com um punhado de aventureiros do litoral da província da Bahia rumo ao agreste.

VISTA AÉREA DA CIDADEFoto do Ginásio de Esportes de Brumado Enfrentando contratempos e sacrifícios, após longos dias, afinal alcançou as encostas da Serra das Almas. Era o primeiro obstáculo que deveria transpor.

 Francisco Meira não o fez e preferiu contormar a serra. Cruzou parte do território de Livramento de Brumado e do Rio de Contas, até o Rio Brumado. Aproveitou a corrente e subiu pela margem direita até a foz do Rio do Antônio.

O fidalgo lusitano levou seus homens através do Vale do Rio Brumado até o local onde hoje está situada a cidade de Brumado. Ele teve com seus companheiros de aventura que enfrentar índios agressivos que os receberam com flechadas e galopes de tacapes.

Mas o fidalgo não se atemorizou e partiu para a luta. Foi um combate dos mais sangrentos, conforme a história, em meio a flechadas e estrondos dos bacamartes. Ao final os vencedores eram os portugueses. Após a resistência nativa, o bandeirante instalou-se com seu grupo na localidade descoberta batizando-a com o nome de "Conquista", isto talvez pela luta vitoriosa que travou com os ondígenas.

A primeira batalha foi perdida, mas os índios não desistiram da luta e voltaram ao ataque não aceitando dividir as terras com os portugueses. Diariamente ocorriam rápidos ataques. Os nativos atacavam e recuperavam, uma tática de guerra usada no presente que eles aplicaram no século XVIII.

Percebendo que os índios tinham grande conhecimento da selva em que estava instalando com o seu grupo, Francisco Meira buscou uma região que oferecesse mais segurança, deixando o local vulnerável em que estava. Subiu então a margem esquerda do Rio do Antônio e fixou-se num ponto mais seguro a que deu o nome de Bom Jesus do Campo Seco. Aquele porto depois transformou-se numa fazenda, hoje Brumado que passou mais tarde para João Antunes Moreira.

Terminal Rodoviáriocoreto da praça da igreja matrizentrada da cidade de Brumado Em 1749, Padre André vendeu as terras para José de Souza Meira por um conto e quatrocentos e sessenta e dois mil réis.

Em 1755, as terras eram vendidas para Miguel Lourenço de Almeida, família do Santo Ofício, numa transação de valor desconhecido. Com a morte de Lourenço de Almeida, as terras ficaram para o seu genro, Antônio Pinheiro Pinto.

Com o passar dos anos a fazenda tornou-se povoado de Bom Jesus dos Meiras, pertencendo primitivamente ao município de Livramento do Brumado das Minas do Rio de Contas. Com a criação do município de Caetité foi anexado a este. Foi Antônio Ladislau de Figueiredo Rocha vice-presidente da Província da Bahia, que decretou e assinou a lei que elevou Bom Jesus dos meiras à condição de distrito, em 19  de junho de 1869, sob número 1.091.

Após a lei, a pedido dos habitantes, rapidamente o distrito cresceu com achegada da família das redondezas e de outras partes da Província. 

Mais historias

A região era primitivamente habitada por indígenas bravios.

Por volta de 1813, o capitão Francisco de Sousa Meira, seguido de turmas de aventureiros, procedente de Minas do Rio de Contas, atravessou o rio Brumado, chegando à foz do Rio do Antônio, sendo constituída a fazenda Bom Jesus do Campo Seco.

Mais tarde formou-se uma povoação com a denominação de Bom Jesus dos Meiras, distante três léguas aproximadamente da citada fazenda.

Com o desenvolvimento da agricultura e pecuária, a povoação passou a ser freguesia no ano de 1869.
Em 1877, recebeu a categoria de Vila.

Teve o topônimo mudado para Brumado em 1931, por ser o Município banhado pelo rio do mesmo nome.

Os nativos de Brumado são chamados brumadenses.


Formação Administrativa

O distrito foi criado com a denominação de Bom Jesus dos Meiras, pela lei provincial 1091, de 19-06-69, subordinado ao município de Caetité.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Bom Jesus dos Meiras, pela lei provincial nº 1756, de 11-06-1877, desmembrado de Caetité. Sede na vila de Bom Jesus dos Meiras. Constituída do distrito sede. Instalada em 11-02-1878.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.
Pela lei municipal nº 9 de 19-08-1919, é criado o distrito de Gameleira dos Machados e anexado ao município de Bom Jesus dos Meiras.

Nos quadros do recenseamento geral de I-IX-1920, o município aparece constituído de 3 distritos: Bom Jesus dos Meiras, Gameleira dos Machados e Olho Dágua.

Pelos decretos estaduais nºs 7455, de 23-06-1931 e 7479, de 08-08-1931, o município de Bom Jesus dos Meiras passou a denominar-se Brumado.

Em divisão administrativa referente a ao ano de 1933, o município aparece constituído de 4 distritos: Brumado ex-Bom Jesus dos Meiras, Olhos Dágua, Santa Bárbara dos Casados e São Pedro. Não figurando distrito de Gameleira dos Machados.

Pela lei estadual nº 119, de 05-11-1936, é criado o distrito de Cristais e anexado ao município de Brumado.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1937, o município é constituído de 5 distritos: Brumado, Cristais, Olhos Dágua, Santa Bárbara dos Casados e São Pedro.

Pelo decreto estadual nº 11089, de 30-11-1938, os distritos de Olhos Dágua passou a denominar-se Itaquarí, Santa Bárbara dos Casados a denominar-se Ubiraçaba e São Pedro a denominar-se Aracatu.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 5 distritos: Brumado, Aracatu ex-São Pedro, Cristais, Itaquarí ex-Olhos Dágua, Ubiraçaba ex-Santa Bárbara dos Casados São Pedro.

Pelo decreto-lei estadual nº 141, de 31-12-1943, confirmado pelo decreto estadual nº 12978, de 01-06-1944, o distrito de Cristais passou a denominar-se Cristalândia.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 5 distritos: Brumado, Aracatu, Cristalândia ex-Cristais, Itaquarí e Ubiraçaba.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pela lei estadual nº 1708, de 12-07-1962, desmembra do município de Brumado o distrito e Aracatu. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 4 distritos: Brumado, Cristalândia, Itaquarí e Ibiraçaba.

Alteração nímica municipal

Bom Jesus dos Meiras para Brumado alterado, pelos decretos estaduais nºs 7455, de 23-06­1931 e 7479, de 08-08-1931.

Referencias
Wikipedia
IBGE
Ache Tudo e Região




  'Não estamos sozinhos', ou dividimos espaço com outras criaturas, ou morremos junto com o planeta, tenha consciência disso. Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 19 novembro, 2022. Melhor visualizado em 1280x800 pixel