Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Árvores Dinossauros Anuncie Noticias Fale
  PRODUTOS PERIGOSOS  
NOTICIAS
   
 


Baterias de veículos: Cuidados com as pilhas e baterias


Não jogue no lixo comum. De acordo com a Lei Estadual nº 3.417/00, baterias de telefones celulares, baterias de veículos automotores e pilhas devem ser separadas dos demais lixos e jogadas fora em recipientes próprios, que devem ser disponibilizados em locais visíveis, como lojas e departamentos que vendem estes produtos. Separados seletivamente, estes materiais deixarão de ser enterrados ou jogados às margens dos rios, contaminando o solo e águas com metais pesados como chumbo, o cádmio e o níquel, altamente prejudicais ao meio ambiente e aos seres vivos.

 

Cosméticos e maquiagem: contém alumínio, um metal que é muito freqüente em outros tipos de lixo. Seu acúmulo no organismo pode causar a Síndrome de Alzheimer. O Alumínio também está presente em pesticidas e na água de consumo, onde um dos produtos adicionados para a purificação é o sulfato de alumínio.
 

Embalagens de produtos tóxicos: corrosivos, inflamáveis e venenosos

 

Fertilizantes: são levados pela água da chuva para rios e lençóis freáticos, poluindo as águas. Os fertilizantes são ricos em fósforo, sendo o mesmo um elemento de reciclagem lenta e limitante em ecossistemas, pois constitui matéria prima dos ácidos nucleicos essenciais aos microorganismos, consumidores vorazes de oxigênio. Seu excesso pode causar um desequilíbrio dentro dos ecossistemas.
 

Lâmpadas fluorescentes: as fluorescentes possuem mercúrio, um metal pesado e tóxico que pode contaminar o solo e as águas. Na forma de metil mercúrio é absorvido pelo organismo e nele se acumula
Lixo de banheiro: Lixo de banheiros e seus similares consiste em todo material recolhido nos sanitários, bem como o material proveniente dos pronto-socorros e farmácias das escolas e dos bairros, como algodão, esparadrapo, curativos e outros.


Lixo hospitalar: odontológico, veterinário, farmacêutico, curativos e similares
 

Material radioativo:  Radiação: descoberta em 1896 por Francis Becquerel, é um dos lixos mais perigosos, pois alguns elementos radioativos podem levar milhares de anos para deixar de ser perigosos. A radiação destrói as células humanas, matando-as ou causando-lhes mutações. Este tipo de lixo é proveniente principalmente das usinas, máquinas de radioterapia raio X e Usinas Nucleares.

 

Material de eletrônica: os tubos de televisão contém chumbo, um metal pesado que se acumula no organismo.

- Pastilhas e lonas de freio: contém cimento amianto, que quando sob a forma de material particulado ao ser respirado acumula-se nos pulmões.
 

Restos de remédios: vencidos ou não


Pilhas e baterias: Até o momento ainda não há poucas técnicas conhecidas para reciclagem destes materiais, mas responsábilidades a ser aplicadas em seus fabricantes, mas como sempre as leis não são cumpridas e principalmente pelas prefeituras que deveriam estar a frente deste perigo aos seus cidadãos.Abaixo leis de responsábilidades.

 


  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 
 
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 29 setembro, 2016. Melhor visualizado em 1280x800 pixel