Pesquisar  Meio Ambiente Ciência Duvidas Home

  

Desaparecidos

Emprego

Endereços Úteis

Bate Papo Noticias Fale Conosco

Localização e Dados Gerais Arcoverde PE
 

Localização: Sertão, microrregião Moxotó, distante 259 km do Recife.
Solo: Argiloso
Relevo: Ondulado
Vegetação: Floresta subperenifólia
Ocorrência mineral: -
Precipitação pluviométrica média anual: 1.058,8 milímetros
Meses chuvosos: Março - Abril
População: 63.394 habitantes
Dia de feira: Sábado
Data de comemoração da emancipação política: 11 de setembro
Prefeito: José Cavalcanti Alves Júnior
Padroeira: Nossa Senhora do Livramento

Economia

  Agricultura, comércio, serviços, produção de bordados e renascença (foto), são as principais atividades econômicas de Arcoverde. Esses setores empregam grande parte da população, que promove junto à Prefeitura, no mês de dezembro, a Festa do Comércio e Indústria.
  A importante infra-estrutura urbana de Arcoverde o coloca numa posição privilegiada, sendo um centro irradiador do comércio, do lazer, cultura e dos serviços nesta microregião. A sede de Arcoverde é considerada um pólo comercial e de serviços, tendo suas portas abertas através do terminal rodoviário e da BR-232, garantindo ao município a marca de mais importante centro expedidor e distribuidor de mercadorias para o Sertão, como também supridor de produtos básicos que são demandados por por cerca de 26 municípios próximos.
  Na área comercial de Arcoverde, tem hoje, uma das maiores variedades de produtos, seja no setor de vestuário, móveis, eletro-eletrônicos, construção, seja no setor de serviços, com clínicas médicas, escritórios de advocacias, oficinas, entre outras especialidades. Arcoverde ainda conta com uma Associação Comercial e CDL fortes e atuantes.
  No setor de serviços, Arcoverde conta com uma grande gama de opções, como nos setorores de combustíveis, hotéis, panificadoras, drogarias, clínicas médicas, reparação de veículos, informática e contabilidade. Destacamos, ainda, que Arcoverde é um importante pólo médico do interior do Estado, com hospitais públicos e privados, clínicas particulares e dezenas de consultórios médicos em todas as especialidades. Esta área médica e de serviços é hoje uma das principais potencialidades de Arcoverde no campo econômico. Aliado a ela, temos o setor educacional, com a Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – AESA, que hoje atrai estudantes de dezenas de municípios e outros estados, com cursos de Letras, Matemática, Biologia, Geografia, História, Educação Física, Enfermagem e Pedagogia. A Educação e a Saúde são as duas grandes potencialidades do município, atraindo para cá consumidores de toda a região.
  Na área de lazer, Arcoverde oferece durante todo o ano uma vasta programação de eventos e shows artísticos, destacando o São João, a Fenospe, a Exposição de Animais e a Festa do Comércio. Arcoverde ainda conta com o cinema mais antigo em funcionamento do Brasil, o Cine Rio Branco, uma grande casa de espetáculos, O Coliseu – teatros, bares, danceterias e restaurantes que fazem das noites arcoverdeneses uma das mais movimentadas do interior do Estado. Para receber os turistas que sempre vem em busca de lazer ou participar de encontros e congresso que aqui acontecem, Arcoverde oferece cinco bons hotéis – Majestic, Max Hotel, Palace, Serrano Imperial e Hotel Cruzeiro IV, com cerca de 350 leitos, além de uma pousada – Verdes Arcos, totalizando 425 leitos.
  No setor informal, ainda temos uma vasta produção de doces caseiros, renascença, cerâmica, artesanato, pintura e alimentação. Arcoverde tem de tudo um pouco, e muito mais, é só vir e descobrir....
  Outro grande atrativo de Arcoverde é a sua vasta produção cultural e artística. Terra do Samba de Coco, que tem nos grupos Irmãs Lopes e Raízes de Arcoverde seus maiores expoentes, a Capital do Sertão, como é conhecida também deu origem ao grupo Cordel do Fogo Encantado e a Orquestra Super Oara, além de várias bandas de forró conhecidas em todo o Nordeste, como Noda de Caju. Junto a tudo isso, a cidade tem uma vasta gama de artesãos, artistas plásticos, dançarinos que ainda buscam uma melhor estrutura para apresentar seu trabalho. Este é um dos setores que ainda falta investir de forma mais clara, buscando abrir espaços para a exposição e a venda das obras destes artistas, muitos deles anônimos.
  Como se vê, Arcoverde é uma cidade dinâmica, com expressões em todos os seus setores, desde a Educação, passando pela Saúde, chegando à cultura.
  Arcoverde está incluído na Região de Desenvolvimento do Moxotó, cuja economia é baseada na agropecuária. Nas atividades pastoris, a bovinocultura e a caprinocultura recebem destaque. A área rural apresenta uma atividade agrícola mais diversificada onde, além da cana-de-açúcar, predomina a produção de frutas. As lavouras de subsistência e do algodão também têm grande importância na economia da região. Os rios Pajéu e Moxotó formam as bacias hidrográficas da região.

Perfil Econômico
Atividades principais: 
Comércio e serviços com maiorpotencialidade de desenvolvimento para produtos alimentícios.
Principais produtos: batata-inglesa, milho, goiaba, mandioca, feijão, tomate, batata-doce e banana. A cidade também é conhecida pela produção de artesanatos e peças de barro.
Fonte IBGE - Censo Demográfico 2000

Topo