Pesquisar

Meio Ambiente

Lixo

Endereços úteis

sAnuncie

Bate Papo

HOME

Lixo Recicle Emprego Astronomia Desaparecidos Noticias Fale Conosco

Meio Ambiente

O que é Meio Ambiente
Declaração do Ambiente
Aqüíferos
Água o liquido precioso
Anfíbios
Arvores
Animais Pré-histórico
Animais em extinção
Aves
Baleias  ancestrais
Cães
Celenterados ou Cnidários
Cobras
Crustáceos
Donativos voluntários
Equinodermos
Gatos
Grandes Felinos
Insetos
Macacos
Mamíferos em geral
Moluscos
Oceanos e Rios
Peixes água doce
Peixes água salgada
Poríferos
Protozoários
Répteis em geral
Tartarugas
Vídeos de Animais

Estados do Brasil

Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Mato Grosso do Sul
Mato Grosso
Maranhão
Minas Gerais
Paraíba
Pará
Paraná
Pernambuco
Piauí
Rio De Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
São Paulo
Santa Catarina
Sergipe
Tocantins

Serviços

Árvore
Bolsa Dolar Euros outros
Carta ao Leitor
Ciência
Culinária
Desaparecidos
Descobrimento do Brasil
Emissoras de Rádios
Endereços Úteis
Historia do Brasil
Globalização
Lixo Recicle
Mandamentos
Mapa do Brasil
Meio ambiente
Mulher
Paises
Plantas Medicinais
Piadas
Política
Olimpíadas
Sexo
Sites de Busca
Truques do amor
Vídeos
Nossa Historia

Noticias

Noticias Gerais
Aquecimento global
Ciência
Cotidiano
Destaque
Dinossauros
Educação
Esportes
Especial
Economia
Internet
Mundo
Política
Meio Ambiente
Saúde
Super gatas
Tecnologia
Turismo
Vida Animal

 

Transforme sua Cidade em um paraíso

 

 
 

Os Índios

 
 
   

Os índios são os guardiões das florestas e os únicos que entendem a linguagem dos animais.

 

Guatós será o fim?

Parque do Xingu

 

 

Eles estão a Salvo

Há menos de quarenta anos achava-se que os índios brasileiros iam acabar. Hoje a população indígena cresce mais que a média nacional.

Marcelo Ventura

 

INFÂNCIA PROTEGIDA

Crianças da aldeia Nazaré, em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas: reservas cresceram 85%

No Brasil de hoje, todo dia é dia de índio. A população indígena, que chegou a apenas 100 000 pessoas algumas décadas atrás, voltou a crescer numa média de 3,5% ao ano, índice superior ao crescimento populacional do restante do país. Os números derrubaram algumas previsões de nomes conceituados, como o antropólogo Darcy Ribeiro, que nos anos 60 alertava para o declínio da curva demográfica desses povos. O último censo, feito há dois anos, aponta que existem 358 000 indivíduos de 215 etnias em 588 áreas indígenas identificadas, que representam quase 12% do território nacional. Dois terços desse total estão devidamente delimitados e regularizados. O grande crescimento das áreas indígenas no Brasil ocorreu a partir de 1988, quando, pela nova Constituição, o governo ficou obrigado a demarcar as áreas desses povos. Elas somavam 212 na época e chegaram a 391 em 2002, num aumento de quase 85% em menos de quinze anos. Outra evolução foi a parceria com organizações não-governamentais e com os próprios índios que se organizaram em associações para administrar as reservas.

Ricardo Stuckert

 

 


 
André Penner
A. Ribeiro
VIZINHANÇA INCÔMODA
Uma das principais queixas dos ianomâmis são os abusos dos colonos que se instalam nos limites das reservas em Roraima

O Instituto Socioambiental (ISA) é uma das mais atuantes ONGs na questão indígena. Em parceria com os índios, forma professores, orienta e assessora líderes indígenas e desenvolve projetos no manejo de regiões com dezenas de etnias, como o Alto Rio Negro, na Amazônia, e o Parque do Xingu. Também oferece advogados para auxiliar nas questões legais que envolvem demarcação de terras. Na área de saúde, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) tem um programa em parceria com o Ministério da Saúde de formação de agentes entre os nativos. No ano passado, a instituição diplomou a primeira turma de auxiliares de enfermagem composta apenas de índios do Parque do Xingu. É uma forma de transferir para as próprias tribos parte da responsabilidade pelas condições sanitárias em que vivem.
 

Números

12%

do território nacional pertence a tribos indígenas


358 000
índios de 215 etnias vivem em 588 reservas

Nem todos os índios vivem bem. Enquanto a maioria dos povos da região amazônica tem o privilégio de habitar grandes áreas demarcadas, os guaranis de Mato Grosso do Sul estão confinados em espaços muito reduzidos. O problema se tornou um escândalo há alguns anos, quando índios guaranis caiovás começaram a cometer suicídio. Em vários pontos do país, o contato entre índios e civilização provoca embates em torno de invasão de territórios indígenas e mesmo abusos na exploração comercial de reservas florestais, como a venda de mogno pelos índios. Outra questão que vai render muita discussão é a sobreposição de terras indígenas e áreas de proteção ambiental. Regiões antes protegidas passaram a abrigar reservas dos índios. "Lugar que deve ser conservado não pode ter gente morando", destaca a coordenadora-geral de biodiversidade do ISA, Nurit Bensusan. "Vai ser preciso muito diálogo para resolver essa questão."

Ameaças a ser vencidas

Nem todos os índios brasileiros conseguem ter uma qualidade de vida parecida com a dos que vivem nas reservas mais recentes da Amazônia. As estatísticas feitas por ONGs e órgãos do governo mostram que doze etnias ainda correm risco de sumir. Muitas enfrentam dificuldades, como reservas com áreas exíguas ou fragmentadas, a exemplo dos guaranis


Opine pela inteligência  ( "PLANTE UMA ÁRVORE NATIVA")

 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal nos seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo , gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

 

Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região 
 
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 23 outubro, 2014. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Privacidade e Segurança) Melhor visualizado em 1024x768